EVA (também conhecido como E/VAC ou E/VAC), nome científico: copolímero de etileno-acetato de vinila (também conhecido como copolímero de etileno-acetato de vinila) é obtido pela copolimerização de etileno (E) e acetato de vinila (VA).
O adesivo hot melt com EVAresina como componente principal, por não conter solvente, não poluir o meio ambiente e ter alta segurança, é muito adequado para produção de linha de montagem automática, por isso é amplamente utilizado em: encadernação de livros, orlas de móveis, montagem automotiva e doméstica de aparelhos elétricos, fabricação de calçados, revestimento de carpetes e revestimento anticorrosivo de metal, tinta, bagagem, protetores de garrafas, etc., portanto, o consumo anual do mercado do meu país está aumentando constantemente.
Então, como formular adesivos de fusão a quente EVA adequados para todas as esferas da vida? A primeira condição é olhar para o conteúdo VA.
O conteúdo geral de acetato de vinil VA é de cerca de 5% a 40%. EVA tem boa elasticidade e flexibilidade, boa resistência ao impacto de baixa temperatura e pode ser usado em frio e baixa temperatura de menos 20-40 graus; bom desempenho de vedação térmica e baixo ponto de fusão.
A densidade de EVA também é determinada pelo nível de conteúdo de VA. Quanto maior o teor de VA, mais próxima a resina estará da borracha, portanto sua dureza será menor que a do mesmo produto. Além disso, a diferença no conteúdo de VA também determina qual produto ele deve fazer. Se o conteúdo de VA estiver abaixo de 5%, pode ser usado como cabo. Então, em geral, quando o conteúdo de VA está na faixa de 10% a 20%, é um material plástico, e quando o conteúdo de VA excede 30%, é um material elástico.